BH 2019: Mil e Uma – 14/12 a 06/03/2020

    • Sobre a exposição/About the exhibition

      Mil e uma apresenta obras de dez artistas que trabalham na cidade de São Paulo. Em suas práticas artísticas elas exploram as potências múltiplas  da matéria na construção de obras  bidimensionais.

       

      Como nas histórias Sherazade elas elaboram poéticas nas quais a imaginação e a criatividade são ativadas para a conquista de espaços subjetivos e artísticos. 

       

      Organizada e produzida por Celso Fioravante e Lâmina (Gabriela De Laurentiis e João Mascaro) a mostra será apresentada na Galeria Murilo Castro a partir de 14 de dezembro.

       

      Exposição
      de 16/12/2019 a 06/03/2020
      de Seg. a Sex. – 10 às 19h
      Sáb. – 10 às 14h

    • Informação(ões) do(s) artista(s)/About the artist(s)

       

      ARLETTE KALAIGIAN

      Trabalha com técnicas de pintura, desenho, fotografia e impressão em suportes variados.

      O mundo celular e as formas internas do corpo humano fazem parte do processo artístico no qual a poética aparece com organicidade.

      Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie (1985).

       

      CORINA ISHIKURA

      Corina Ishikura é artista visual. Possui bacharelado e é licenciada em Letras pela Universidade Mackenzie. Iniciou seus estudos em pintura sob orientação do artista visual Elias Muradi na Abra Academia Brasileira de Arte e posteriormente acompanhamento com o artista plástico Kazuo Wakabayashi. Fez o curso de extensão “Arte Japonesa em contextos” com Madalena Hashimoto Cordaro e Michiko Okano na USP. Atualmente suas pesquisas e estudos recebem influencias da filosofia japonesa do wabi-sabi, beleza das coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas; do tsubo-niwa que se baseia na filosofia da simplicidade, do minimalismo; no ma, o espaço entre.

       

      DIANA MOTTA

      Pós graduada na NYU no curso de Design e Tecnologia, começou sua produção com pintura a óleo e logo desdobrou suas habilidades para o desenho, colagem e vídeo. Participiou do grupo de discussão de pintura com Nino Cais e com Paulo Pasta. Em 2015 ganhou em primeiro lugar no IV Salão Internacional de Artes Plásticas SINAl/SINAP e terceiro lugar no Salão de Artes de Macaca. Diana já participou diversas vezes dos Salões de Arte Contemporânea de Piracicaba, Luiz Sacilotto, Londrina entre outros.

       

      JULIA DA MOTA

      Julia da Mota (n. 1988, São Paulo, Brasil ) vive e trabalha entre São Paulo e Londres. Possui mestrado em Artes Visuais pela USP (2016) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2012). Sua pesquisa em pintura e gravura aborda temas ligados à representação dos espaços construídos pelo homem, questionando as fronteiras presentes em tais espaços – os limites entre o externo e o interno, o construído e o vazio, entre a passagem e a permanência, entre o público e o privado. Em

      2019 foi artista residente no East London Printmakers (UK) e na Residência Lava!/Fonte (SP). Em 2018 fez parte da residência artística da LAMB Projects em Berkshire (UK). Participou de exposições em São Paulo, Ribeirão Preto, Blumenau, Londres (UK), Alijó (PT) e Chamalières

      (FR) e possui trabalhos em coleções no Brasil, França, Reino Unido e Portugal.

       

      JULIANA ARRUDA

      Juliana Gomide Arruda, 1971, São Paulo/SP. Artista visual. Faz uso da fotografia enquanto linguagem principal e de outros elementos, como vídeo, pintura, cerâmica, bordado e a palavra (através de poemas). A sua pesquisa lança mão de rugosidades, que são agregadas às imagens, como forma de dar novos significados e perspectivas às referências originais.

      As rugosidades sugerem uma resistência ao olhar em contraposição à estética da complacência. É um convite a latência

       

      JULIANA GIROTTO

      Nasceu em São Paulo, Brasil, 1978. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

      Começou as pinturas em tela à óleo em 1995, produzindo durante um ano, à época formou-se arquiteta e durante vinte anos dedicou-se unicamente à profissão. Em 2015 retomou os trabalhos de artes plásticas, com aulas no Instituto Tomie Ohtake: inicialmente aquarela com Dudi Maia Rosa e, em

      2017 e 2018 pintura contemporânea com Deborah Paiva.

       

      KIKA GOLDSTEIN

      A artista Kika Goldstein nasceu e vive em São Paulo. Possui bacharelado em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Participou de várias exposições internacionais coletivas realizadas em Lisboa, Paris, Frankfurt, Dubai, Rotterdam e Mônaco.

       

      MARINA HACHEM

      Nascida em São Paulo, possui bacharelado em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP, tendo feito intercâmbio na Central Saint Martins, em Londres. Entre as exposições coletivas de que participou estão: “Et tu, Art Brute?”, Andrew Edllin Galley, Nova Iorque; 47o Salão de Artes Visuais NOVÍSSIMOS, Galeria Ibeu, Rio de Janeiro; “Metanóia”, Galeria Airez, Curitiba; e “Um desasossego”, Galeria Estação, São Paulo. Realizou a individual intitulada “Entrelinha”, na Galeria Arte Hall. Também recebeu o prêmio de segundo lugar na 47a Anual de Arte FAAP.

       

      SUELI ESPICALQUIS

      Sueli Espicalquis nasceu em 1955 em Araçatuba, vive e trabalha em São Paulo.

      Participa do grupo de acompanhamento de projetos Hermes Artes Visuais, ministrado pelos artistas plásticos Carla Chaim e Nino Cais. Suas pinturas remetem à paisagens vistas a partir de máquinas ou artefatos aerodinâmicos. As passagens cromáticas delineadas por tons indefiníveis, desconhecidos pela gramática das cores, produzem forte presença espacial.

      Diferem em tamanho, mas sempre apresentam uma ampla escala.

       

      TALY COHEN

      Taly Cohen é pintora, formada em Artes Plásticas (FAAP), Publicidade

      (EPA) e Design de Moda (SENAC), com diversos cursos desenvolvidos na área de artes visuais.

      Participou de diversas exposições como o X Salão Paulista de Arte Contemporânea (Sala São Paulo), Anual de Artes (Faap), Projeto Galerias (Funarte), Exposição de Artes Plásticas (Acesc), na qual foi premiada como melhor pintura abstrata contemporânea.

       

    • Imprensa

      Não disponível