Claudio Edinger

Machina mundi Ghisoni

Localizamos os objetos e os eventos no espaço e no tempo de duas maneiras. Podemos localizá-los em relação a nós mesmos ou relacioná-los entre si, sem referência a um sujeito.

Quando dizemos que algo é aqui ou ali, que é agora ou mais tarde etc., a determinação é feita em relação ao lugar no espaço e ao momento no tempo no qual nos encontramos.

Essa modalidade de determinação é chamada de “egocêntrica” (centrada no eu). Podemos também dizer que algo está a uma determinada distância de um determinado objeto, que é simultâneo, posterior ou anterior a um dado evento etc.

Essa modalidade de determinação é chamada de “alocêntrica” (literalmente: sem centro) e relaciona os objetos entre si, sem referência ao lugar no espaço e no tempo, no qual se encontra o sujeito que enuncia a sentença.

Ao longo da história, essa distinção contemporânea foi concebida como o contraste entre a perspectiva humana e a perspectiva divina. Os seres humanos estão sempre inseridos no espaço e no tempo, e ordenam suas vidas em relação às posições que ocupam.

Deus, dada a sua omnipresença, não estaria em um lugar específico, mas em todas as partes (como a esfera infinita do filósofo Pascal, cujo centro se encontra em toda parte).

O mundo sob a perspectiva de deus (pelo ponto de vista da eternidade) seria alocêntrico (sem centro).

Claudio Edinger, em suas novas fotos, se eleva sobre os eventos mundanos de nossa vida cotidiana. Essa elevação tem um duplo sentido: o sentido literal da fotografia aérea e o sentido metafórico da ascese.

Com essa elevação, nas fotos de Claudio, o olho humano se torna o olho divino. Isso gera uma tensão entre a perspectiva humana e a divina – entre o quadro de referência egocêntrico e o alocêntrico. Essa tensão tem profundas consequências fenomenológicas e para a linguagem.

Do ponto de vista fenomenológico, com essa elevação, as relações que constantemente traçamos entre nós e o mundo são suspensas. O centro da visão se torna visão de “lugar nenhum”. Com isso, suspende-se também a ideia de um corpo no mundo que observa o espaço e o tempo. O corpo do sujeito que contempla dissolve-se na eternidade de um deus sem centro.

Do ponto de vista da linguagem, essa confluência entre o humano e o divino leva a uma supressão de nossa linguagem egocêntrica. O que ordinariamente chamamos de perto ou longe, pequeno ou grande, rápido ou lento perde o sentido. Não é sem razão que a contemplação do mundo pelo ponto de vista divino da eternidade (sub specie aeterni) é geralmente descrita como a experiência mística do indizível.

É a experiência deste indizível (no qual o humano e o divino colapsam e o eu dissolve-se em pura contemplação) que Claudio nos dá aos olhos em sua nova exposição.

Machina Mundi: As engrenagens do mundo

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CURRÍCULO

Fotógrafo profissional com mais de 30 anos de experiência

Especializado em fotografia documental, fotojornalismo e retratos

Trabalhou para várias revistas e jornais de renome nacional e internacional

Realizou exposições individuais e coletivas em galerias e museus no Brasil e no exterior

Autor de diversos livros de fotografia, incluindo “Rio: Cidade Partida” e “In Brazil”

Ministrou workshops e palestras sobre fotografia em instituições de ensino e eventos especializados

Graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo

Especialização em Fotografia Digital

Coleções Publicas e Privadas

AT&T Photo Collection

Banco Itaú

Centro Cultural Banco do Brasil

Equity International Photo Collection

Higashikawa Photofest (Japão)

Itau Cultural – São Paulo

Instituto Figueiredo Ferraz

LACMA – Los Angeles, CA

MAC – Museu de Arte Contemporânea – São Paulo

MAM – Museu de Arte Moderna – São Paulo

Museu de Arte Contemporânea de Curitiba

Museu da Imagem e do Som

Museu Metronòm (Barcelona)

Pirelli Collection

Visa Pour L’ Image – Perpignan, França

Adriana Rondon

Agnaldo Farias

Alberto de Carvalho Alves

Alfredo Setubal

Aline Almeida Prado Costa

Ana Paula Pagano

Andre e Martha De Vivo

Anna Alvarenga

Bernardo e Celia Parnes

Betina Samaia

Bia e Carlos Betancourt

Bia Monteiro

Bianca e Richard Rainer

Bize e Nerval Ferreira Braga

Bruno Musatti

Carla Ferraro

Carlos e Maria Emilia Carvalhosa

Carmem de Barros

Charlô Whately

Christina Cunali

Cris Rondon

Dado e Marina Foz

Dado Castello Branco

Daniel Feffer

Denise Berni e Nercio Fernandes

Deutsche Bank

Dr. Eduardo (Dinho) Villaça

Eder Chiodetto

Eduardo Saron

Eleazar de Carvalho Filho

Elias Landsberger

Esther Giobbi

Fabio Pegas

Fanny Feffer

Flavia Soares

Flavio e Bia Bitelman

Fernando Ullmann

Geisy Diniz

Guilherme e Ana Amaral Ferraz

Helô Monteiro da Silva

Israel Vainboim

Ivan Marchetti

João Farkas

João Marcos Mendes de Souza

João Paulo Diniz

João Rabello

Joaquim Paiva

Jorge e Janja Gonçalves

José Augusto de Santana

Kiko Parente

Leonel Kaz

Ligia Danesi

Lisa Sander

Luis Fernando e Maribel T. Neves

Luiz Camara Lopes Ferreira

Mai Carvalho e Nelson Biondi

Maison Europeenne de la Photographie

Malan Ferreira

Mariana Almeida Prado Costa

Marilisa e Duda Lacerda Soares

Mark Whitley

Marcel Jung

Marcelo Cunha

MAS

Salões e Residências

The New School/Parson’s School of Design | professor de 1979 a 1994.

International Center of Photography | professor de 1992 a 1995.

The Maine Photographic Workshop | professor em 1991 & 1993.

New York University | 1985 | palestra.

School of Visual Arts | 1980, 81, 82 | palestras.

Drew University | 1990 | palestra.

Museu de Arte de São Paulo, Brazil | 1988 | palestra.

Workshop | Jornal “O Globo”.

Workshop | Editora Abril.

Workshop | Paraty em Foco | 2006, 07, 08, 09, 10, 11, 12.

Workshop | Diversidade | Fortaleza | 2010.

Workshop | Foto Porto Alegre | 2009.

Workshop | Tiradentes Foto em Pauta | 2011, 12.

Workshop e Palestra | Canela Foto Workshops | 2013.

Curso “História da Fotografia Contemporânea” | CASA DO SABER | 2013.

Curso | “Fotografia e Impressionismo” | CASA DO SABER | 2013.

COLEÇÕES

Prêmios

2012 – Prêmio Marc Ferrez | Santa Catarina

2011 – Hasselblad Award | Downtown Los Angeles

2011 – Prêmio Porto Seguro | Sertão da Bahia

2007 – Melhor Livro do Ano/Year’s Best Photobook | Revista Clix | “São Paulo”

2007 – Prêmio Porto Seguro | “São Paulo”

1999 – Prêmio J.P. Morgan | “Loucura” | “Madness”

1999 – Higashikawa Award (Japão) | Melhor Fotógrafo Estrangeiro do Ano/Foreign Photographer of the Year | “Carnaval”

1996 – Prêmio Pictures of The Year | Melhor Foto em uma Revista | Newsweek

1997 – Bolsa/Scholarship Japan Foundation | “Hong Kong”

1993 – Bolsa/Scholarship Vitae | “Carnaval”

1990 – Ernst Haas Award from The Maine Photographic Workshop | “Loucura” | “Madness”

1989 – LIFE Magazine Award as a finalist of W. Gene Smith Grant | “Loucura” | “Madness”

1985 – Prêmio Leica de Excelência/Leica Medal of Excellence | “Venice Beach”

1983 – Prêmio Leica de Excelência/Leica Medal of Excellence | “Chelsea Hotel”

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2019 – Galeria Carbono | Machina Mundi Toscana

– Galeria Lume (São Paulo) | Machina Mundi New York

2017 – Galeria Barbado | Lisboa | “Machina Mundi”

2016 – Le Magazyn | Los Angeles | “Venice Beach”

– Galeria Lume | São Paulo | “Machina Mundi”

2015 – Galeria Pinakotheke | Rio de Janeiro | “Aeromodelismo RJ”

– MUBE | São Paulo | “O Paradoxo do Olhar”

2014 – Galeria Garzon | Punta Del Este | “O Paradoxo do Olhar”

2013 – La Quatriemme Image | Paris | “O Sertão da Bahia”

– Estudio Madalena CEI | “São Paulo “

2012 – Museu da Imagem e do Som (São Paulo) | “Sertão da Bahia”

2010 – Arterix (São Paulo) | “Sertão da Bahia”

– 1500 Gallery (New York) | “São Paulo”

2009 – Espaço de Arte Trio (São Paulo) | “Paris”

– SP Arte Foto | Galeria Arte 57 | “Paris”

2008 – Galeria Arte 57 (São Paulo) | “São Paulo”

COLETIVAS

2019 – Galeria Murilo de Castro (Belo Horizonte) | Machina Mundi Nova York

2018 – Galeria Arte 57 (São Paulo) | Machina Mundi New York

2017 – Musee de L’Homme | Paris | “Sertão da Bahia”

2016 – Museu Olimpico de Lausanne | Switzerland | “Rio de Janeiro”

2015 – SP Arte | Galeria Lume | “Aeromodelismo”

– SP Foto | Arte 57 | “Aeromodelismo”

– SP Foto | Galeria Lume | “Rio de Janeiro”

– ArtRio | Galeria Arte 57 | “Aeromodelismo”

2014 – Museu Oscar Niemeyer | Curitiba | “O Sertão da Bahia”

– SP Foto | Arte 57 | “Rio de Janeiro”

– SP Foto | Pequena Galeria | “Sertão da Bahia “

– ArtRio | Arte 57 | “Rio de Janeiro”

2013 – ArtRio | Arte 57 | “Rio de Janeiro”

– ArtRio | Pequena Galeria | “Sertão da Bahia”

– SP Arte | Galeria Arte 57 | “Veneza”

– SP Arte | Galeria Lume | “Sertão da Bahia”

– SP Arte | Pequena Galeria | “Sertão da Bahia”

– SP Arte | Fotospot | “New York”

2012 – ArtRio | Pequena

OUTROS ARTISTAS