2021: Exposição Forma, Cor e Conteúdo de 06/11 à 23/12/2021

    • Sobre a exposição/About the exhibition

       

      Forma, Cor e Conteúdo

       

      A ideia da exposição surgiu em um café entre amigos, de maneira despretensiosa.

      Há alguns anos, venho me interessando cada vez mais pela arte, por sua história e pelo que é despertado em nós quando nos colocamos diante dela. Nesse sentido, os encontros com o Murilo e a Nathalia são sempre profícuos, bem como estimulam e fundamentam as escolhas para a minha incipiente e ainda tímida coleção.

       

      “E se você nos mostrasse pelo que procura?”, perguntou-me o Murilo. A questão, arrevesada e incitadora, trazia um conforto para a resposta na transversalidade do meu ofício com o mundo das artes. Para o pensador russo Roman Jakobson, a arte é ambígua e autorreflexiva. No design, geralmente, buscamos o contrário. Ao lançar meu olhar treinado ao design, a seleção das obras deixa evidente o caminho que o cérebro percorre para reconhecer e interpretar os estímulos sensoriais à nossa volta. Esta é a sequência de cognição: forma, cor e conteúdo.

       

      O resultado acabou sendo dividido em dois eixos. Na primeira sala, obras dos mestres Palatnik, Anna Bella Geiger e Benjamim. Do outro lado, artistas mais jovens, e não menos pujantes, dividem o espaço: Bruno Miguel, Camille Kachani, Christus Nóbrega, Eduardo Scatena, Fernando Brum, Iuri Sarmento, Makh Hanamakh, Robson Macedo. Um olho no instituído e outro no instituinte. Bom proveito!

      Sobre Gustavo Greco:

      Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais.

      Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos anos podem ser citados Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, Prêmios Lusófonos, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño.

      Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e coordena o curso de pós-graduação Design Exponencial do Uni-BH que leva sua assinatura. Ele se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, como Presidente nacional da Abedesign. É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2017. Gustavo é o curador da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico – 2019 (ADG BRASIL).

      Exposição
      de 06/11/2021 à 23/12/2021
      de Seg. a Sex. – 10 às 19h
      Sáb. – 10 às 14h

    • Imprensa

      Não disponível