-
-
Sobre a feira
Criada em 2005, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo – é um dos mais importantes eventos do mercado global de artes. Consagradas galerias trazem mais de 2.000 artistas do Brasil e do mundo e se reúnem, com museus e instituições culturais, num encontro criativo anual entre colecionadores, profissionais e amantes da arte.
Durante o evento, que se espalha pela cidade, há conversas sobre o fazer artístico, além da presença de revistas, editoras e lançamentos de livros no Pavilhão da Bienal, compõem um panorama do circuito contemporâneo. Dessa forma, a SP-Arte se consolida como um aglutinador de tendências e ainda fortalece a economia criativa do país.
SP-Arte/2019
03 a 07 de abrilHorários
Quarta, 03 de abril (Preview para convidados)
Quinta a sábado, 04 a 06 de abril: 13h–21h*
Domingo, 07 de abril: 11h–19h
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera, portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n
São Paulo, Brasil
Estacionamento no Parque com Zona Azul -
Projeto
Anna Bella Geiger – História da Arte Brasileira
Se a arte nasce das inquietações humanas, pode-se dizer que Anna Bella Geiger fez uma verdadeira revolução nos meios e formas de expressão artística no Brasil. Com um olhar voltado sempre para o novo, ela expandiu sua capacidade criativa, inaugurando no país, no início de 1974, um movimento de vanguarda que mais tarde se consolidaria em definitivo: a videoarte. Toda essa narrativa será retratada no projeto “Anna Bella Geiger – História da Arte Brasileira”, promovido pela Galeria Murilo Castro no stand A8 durante a edição 2019 da sp-arte que acontecerá de 3 à 7 de abril no Pavilhão da Bienal .
Experimental por natureza, Anna Bella, que nasceu em 1933 e ainda hoje produz obras de relevância inquestionável no Brasil, deu forma a uma arte que foi do moderno ao contemporâneo como poucos conseguiram fazer. A passagem da mancha amorfa e anônima para o contorno novamente reconhecível de um determinado continente, como mostra a estampa borrada do Novo atlas I, é um jogo com os esquemas de percepção, que desdobra seu potencial no âmbito de um determinado texto, através da transformação, metamorfose e alteração. Anna Bella Geiger mostra essas metamorfoses exemplares em seu vídeo Mapas elementares nº3 de 1976, em que a artista desenha quatro figuras que logo se revelam como sendo jogos, que dão a reconhecer a imagem clichê da América Latina.
As semelhanças semânticas entre Amuleto, a Mulata, a Muleta e América Latina transformam-se na superfície visual como distorções anamórficas de uma identidade que é determinada por limites e fronteiras vistos de fora. O Amuleto representa o misticismo, a Mulata encarna a sensualidade e a miscigenação de raças, a Muleta sinaliza o desamparo e a dependência e a geografia do continente nivela diferenças políticas, históricas nacionais e culturais. Tudo isso (as quatro coisas) constitui os padrões segundo os quais se forma a imagem da América Latina.
Não é por acaso que essas imagens se formam sob o olhar aparentemente objetivo da câmera, quando na realidade ela as apresenta filtradas ou concretizadas conforme sistemas, dentro de quadros fugidios, desenhados, aparentes e incorpóreos.
A história da arte no Brasil se confunde com a trajetória de Anna Bella. Com obras como “Mapas Elementares”, “Passagem” e “ Burocracia” , a arte de Anna Bella Geiger aborda questões contemporâneas, como o contexto social, imagem da mulher e aspectos do próprio universo artístico, aproximando a arte do pensamento crítico.
-
Imprensa
Não disponível
-
- Anna Bella Geiger, América latina, Desenho sobre papel Rive, 50 x 66 cm, 1977
- Anna Bella Geiger, Brazil is in my head, Foto, ferro, veludo e backlight, 53 x 80 x 32 cm, 1998
- Anna Bella Geiger Native Brazil Alien Brazil 1977 Photography, 18 postcards 54 x 19 in
- Anan Bella Geiger, Burocracia, Pintura sobre papel canson, 57 x 70 cm, 1976/85
- Anna Bella Geiger, BUROCRACIA, Video em cores, com som, duração 30 seg, 1982 & PEDRA OBJETO DE ARTE, vídeo em cores, com som, duração 1 min e 30 seg, 1982 & IDEOLOGIA, vídeo em cores, com som, duração 27 seg, 1982 (Trilogia)
- Anna Bella Geiger, Ideologia, Aquarela, lápis e esferográfica sobre papel Canson, 50 x 35 cm, 1976
- Anna Bella Geiger, Flumenpont n°2, Universe New York, Fotografia, encáustica, vidro, plástico e limalha, 39 x 31 cm, 2001-2005.
- Anna Bella Geiger, História do Brasil – Little Boys and Girls, Fotografia e colagem, 23 x 22 cm, 1975
- Anna Bella Geiger, História do Brasil – Little Boys and Girls, Fotografia e colagem, 23 x 22 cm, 1975
- Anna Bella Geiger, História do Brasil – Little Boys and Girls, Fotografia e colagem, 23 x 22 cm, 1975
- Anna Bella Geiger, Mapa Mundi Com Anjos e Ponto de Fuga, Gaveta de arquivo, encaustica, fios de cobre, metal e anjos miniatura, 46 x 13,5 x 10,5 cm, 2016
- Anna Bella Geiger, MAPAS ELEMENTARES I, vídeo P&B, com som, duração 3 min, 1976
- Anna Bella Geiger, MAPAS ELEMENTARES II, vídeo P&B, com sum, duração 3 min, 1976-2012
- Anna Bella Geiger, MAPAS ELEMENTARES III, vídeo P&B, com som, duração 3 min, 1976
- Anna Bella Geiger, PASSAGENS I, vídeo P&B, com som, duração 9 min, 1974
- Anna Bella Geiger, PASSAGENS II, vídeo P&B, mudo, duração 5 min e 50 seg, 1974
- Anna Bella Geiger, PASSAGENS III, vídeo em cores, mudo, duração 3 min, 2016
- Anna Bella Geiger, Sem Título, técnica mista, 47 X 32cm
- Anna Bella Geiger, Sem Título, técnica mista, 47 X 32cm
- Anna Bella Geiger, Sem Título, técnica mista, 55 X 32cm
- Anna Bella Geiger, Sem Título, técnica mista, 55 X 32cm
- Anna Bella Geiger, Variáveis, Serigrafia e bordado à máquina sobre linho, 52 x 62cm, 1978-2009.
- Anna Bella Geiger, Vicerais com asas, Guache e nanquim sobre papel, 30 x 38 cm, 1969
- Anna Bella Geiger, Vicerais, Guache e nanquim sobre papel, 36 x 26 cm, 1967