BH 2019: O RISCO – Juliana Gontijo – 16/03 à 27/04/2019

    • Sobre a exposição/About the exhibition

      O RISCO

      Pode um mapa ser ouvinte? Sim e não.

      Os meus ouvem mais do que escrevem. Agora eles correm em todas as direções e às vezes eu sinto que se perdem. Eles riscam textos iniciais e incompletos e é nesse espaço vago da rasura ou da falta de palavra que crescem as imagens – as linhas são poucas para os caminhos que me atravessam e me percorrem.

      Minha falta de memória e capacidade de esquecer bibliografias me permitem editar as referências da cultura e da linguagem. Dessa forma, acumulando rastros de leituras, passarei para a outra margem e falarei de nós, de como éramos.
      O mapa não existe, a palavra não existe. O que existe é uma continuação de traços sobre superfícies que se arriscam a ir buscar matéria sensível nas estruturas de representação. – Juliana Gontijo

      Exposição
      de 16/03/2019 a 13/04/2019
      de Seg. a Sex. – 10 às 19h
      Sáb. – 10 às 14h

    • Informação(ões) do(s) artista(s)/About the artist(s)

      Nascida em Belo Horizonte, Juliana Gontijo é formada em artes visuais pela UFMG. Participou de diversas exposições coletivas e quatro exposições individuais. Durante sua trajetória artística desenvolveu projetos relacionados ao espaço, à paisagem e à palavra. Busca sua expressão através de diversas mídias como pintura, desenho, objeto, vídeo, fotografia, som, texto e instalação. Recentemente a artista vem desenvolvendo projetos que apontam para um interesse junto aos estudos transculturais engajando sua pesquisa em discussões sobre sua própria epistemologia e sobre a noção cartesiana que separou e ainda separa em polos dicotômicos os conceitos de natureza e cultura – pensamento e sensível.

       

    • Imprensa

      Não disponível