-
Sobre a exposição/About the exhibition
Máquinas Mínimas
A partir da admiração, de longa data, pelos poetas Francis Ponge e Murilo Mendes que nos apontam, em seus devaneios, para a potência imensurável das mínimas ações; máquinas mínimas criam diminutos arquipélagos de viagens que contrapõem culturas distintas, geometrias improváveis e a potência de tesouros dos despossuídos.
As assemblages, criadas a partir de postais descartados, nos provocam em reavaliar o sentidos das viagens, seus registros e os instrumentos que parecem aferir nossas distraídas vulnerabilidades em tempos de complexas acelerações. máquinas mínimas são pouso e pausa.“…A caneta tem ainda alguma coisa de seu sentido latino, esse prolongamento da mão que grava as palavras e os pensamentos lembra o buril que gravava as inscrições e as estelas … Aqui eu mudo de pena em sua honra” – Francis Ponge.
Além das obra inéditas da série Máquinas Mínimas Gê Orthof apresentará também a instalação “passaquan” que fez parte da exposição coletiva The Road Less Traveled (2017) incluída na lista das 20 melhores exposições do ano nos Estados Unidos em 2017 pela revista Hyperallergic.
Curadoria do projeto Karen Patterson / Curadoria da exposição Pasaquoyanism de Jonathan Frederick Walz.Máquinas Mínimas
From the long-standing admiration of the poets Francis Ponge and Murilo Mendes who point us in their reveries to the immeasurable power of the smallest actions; minimal machines create tiny archipelagos of travels that contrast distinct cultures, improbable geometries, and the potency of the dispossessed.
Assemblages, created from discarded postcards, provoke us to reevaluate the travel directions, their records, and the instruments that seem to measure our distracted vulnerabilities in times of complex accelerations. Minimum machines are landing and pausing.“… The pen still has something of its Latin sense, this prolongation of the hand that engraves the words and the thoughts resembles the carving that engraved the inscriptions and the steles … Here I change of pity in his honor” – Francis Ponge.
In addition to the works of the series Máquinas Mínimas Gê Orthof will also present the installation “pasaquan” that was part of the collective exhibition The Road Less Traveled (2017) included in the list of the 20 best exhibitions of the year in the United States in 2017 by the magazine Hyperallergic.
Curator of the project Karen Patterson / Curatorial of the exhibition Pasaquoyanism of Jonathan Frederick Walz. -
Informação(ões) do(s) artista(s)
Gê Orthof, Petrópolis, 1959.
Artista e professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília
Pós-Doc e artista visitante: Penn State University, University Park – 2016
Pós-Doc e artista visitante: School of the Museum of Fine Arts, Tufts University, Boston – 2001
Doutorado em Artes Visuais, Columbia University, Nova York – 1992
Mestrado em Artes Visuais, Columbia University, Nova York – 1985Artist and professor of the Department of Visual Arts of the Institute of Arts of the University of Brasilia
Post-Doc and visiting artist: Penn State University, University Park – 2016
Post-Doc and visiting artist: School of the Museum of Fine Arts, Tufts University, Boston – 2001
PhD in Visual Arts, Columbia University, New York – 1992
Master in Visual Arts, Columbia University, New York – 1985 -
Imprensa
Não disponível
- Gê Orthof, Máquinas mínimas, Casamicciola panorama, Acrílico, postais, balsa e bic. Desenho assemblage, 63 x 21 x 6 cm, 2018
- Gê Orthof, Máquinas mínimas, Napoli, Acrílico, postais e balsa, Desenho assemblage, 53 x 13 x 10 cm, 2018
- Gê Orthof, Máquinas mínimas, Padova Ho Chi Minh, acrílico, postais, balsa e bic, desenho assemblage, 63 x 21 x 6 cm, 2018.
- Gê Orthof, Máquinas Mínimas, Salé opera buste de femme, Acrílico, postais, balsa e caneta bic, 35 x 40 x 15 cm, Desenho assemblage, 2018
- Gê Orthof, Máquinas mínimas, Salo’ çiva verona sphinx, Acrílico, postais, balsa e miniatura plástica, desenho-assemblage, 35 x 25 x 9 cm, 2018
- Gê Orthof, Máquinas mínimas, Mekong, Acrílico, postais, balsa, porcelana, desenho-assemblage, 52 x 25 x 9 cm, 2018
- Instalação PASAQUAN – Vista da Exposição
- Instalação PASAQUAN – Vista da Exposição
- Instalação PASAQUAN – Vista da Exposição
- Instalação PASAQUAN – Vista da Exposição