Piza e Saramago

jose-saramagoUma curiosidade interessante sobre o trabalho de Arthur Piza é o fato de as capas dos livros de José Saramago no Brasil, edições da Companhia das Letras, serem todas ilustradas com obras suas. O designer Hélio de Almeida assina o projeto gráfico e reproduz gravuras e colagens em alto-relevo de importantes trabalhos de Piza.

Não se tratam de ilustrações encomendadas, Hélio de Almeida, capista da editora, escolheu as imagens do rico acervo do artista. Mas uma semelhança entre Piza e Saramago é o reconhecimento do trabalho, cada qual em sua área. Enquanto o primeiro teve diversas premiações em bienais, o segundo foi o único escritor português a receber um prêmio Nobel de Literatura.

O livro O Conto da Ilha Desconhecida é o único que possui ilustrações no seu interior, oito no total, todas de Piza. Os demais são ilustrados somente na capa, com o fundo branco. Com exceção de Caim, que tem o fundo preto, destacando ainda mais a imagem vermelha do artista. Leitura recomendadíssima, por sinal.

Há quem estabeleça um diálogo entre a obra dos dois artistas. Como em História do Cerco de Lisboa, quando o autor cria um círculo amoroso, ao passo que a imagem utilizada remete também a um cerco. Ou em Clarabóia, O Homem Duplicado, As Pequenas Memórias… O que se pode afirmar é que a escolha se justifica na grandeza artística tão latente em Arthur Piza quanto em José Saramago.