Mercado de Arte – Primário e Secundário, qual a diferença?

 

Salve, salve!

Alguns conceitos do mercado de arte podem ser estranhos até para quem já é “iniciado” (quem já frequenta, estuda e conhece).

O mercado de arte (estamos falando de comercialização) pode ser dividido em primário e secundário e qual a diferença entre os dois?

Primário: A obra de arte é comercializada pela primeira vez. Sai do ateliê, vai para a galeria e de lá para a casa do colecionador. Geralmente, esta galeria que faz essa primeira venda dessa obra é uma galeria que representa o artista.

Secundário: A obra de arte é comercializada pela segunda (terceira, quarta, quinta…) vez. Sai da casa de um colecionador para outro colecionador – pode ser um museu ou uma galeria também, mas você entendeu a ideia. No mercado secundário existem mais agentes, um colecionador pode vender a sua obra direto para outro colecionador, ou através de um leilão (mais comum), ou através de um escritório de arte ou através de galerias especializadas em mercado secundário.
Uma situação interessante que pode acontecer é o colecionador voltar à galeria que vendeu a obra para ele pela primeira vez (mercado primário) e pedir que aquela galeria venda a obra de novo para outra pessoa.

Bom, é isso pessoal! Espero ter ajudado e se você tiver alguma dúvida ou sugestão de tema para um novo vídeo aqui no canal pode deixar aí nos comentários.

O meu perfil no instagram é @galeriamurilocastro
O site da Galeria é www.murilocastro.com.br – lá no site tem uma área para você se inscrever na nossa newsletter e acompanhar as atividades da galeria.