Acervo Galeria Murilo Castro – Waltércio Caldas

326A obra “Simples” (chapa de aço inox, 39 x 27 cm – foto), de Waltércio Caldas, está disponível no acervo da Galeria Murilo Castro. O artista é escultor, desenhista, artista gráfico, gravador, cenógrafo, figurinista. Nasceu no Rio de Janeiro em 1946 e seu olhar para a arte despertou aos oito anos de idade, quando visitou uma réplica do avião 14 Bis, exposta no saguão do Aeroporto Santos Dumont, o qual considerou o primeiro objeto ‘construtivo’ que conheceu.

A limpidez de suas formas, sua elegância, contrasta com o inacabamento ou a virtualidade que também sugerem. Aliando uma fina inteligência formal e jogos provocativos e por vezes bem humorados para o olhar, Waltércio Caldas gera interrogações sutis para cada espectador, nos ensinando a ver para além do que hábito nos ensina.

“A alma da arte é uma ideia. A alma também é uma ideia. Você pode utilizar de um objeto e ele pode, por um tempo, ter um papel significativo e, depois, ele volta a ser outra vez um objeto normal”, disse Caldas. Criador consagrado de uma produção erudita, mas, ao mesmo tempo, com senso de humor – de uma obra sofisticada, que se centra na relação do trabalho com o espectador e o espaço que o abriga -, está sempre a tratar de um campo complexo de reflexão: “as questões da linguagem”. Fios de lã, vidro, metais, livros, espelhos são tratados pelo artista como materiais – ou objetos – assim como a cor e o ar. A história da arte volta e outra também é indagada por ele em sua carreira.