Na exposição da galeria Murilo Castro são apresentados dois dos 45 desenhos da série “Verbos Terminados em AR”, realizada entre 2012 e 2013, e um desenho da série Verbos sem terminação (que ainda está em andamento).
Mariana passou anos produzindo seus desenhos silenciosamente em seu atelier, que só começaram a ser mostrados em 2013 (os dois desenhos dos Verbos Terminados em Ar que estão na galeria fizeram parte desse primeiro conjunto mostrado ao público, em março de 2013 em uma coletiva no Instituto Tomie Ohtake de SP).
A lógica do processo dos desenhos da artista é a mesma de suas esculturas e instalações: trata-se de um processo orgânico, ou seja, as decisões são tomadas à medida que o processo as pede. São desenhos com grafite e hidrocor que, misturados com colagens delicadas, sugerem movimentos e comportamentos aéreos.
A produção de desenhos ganhou, de alguns anos pra cá, grande importância na produção da artista. Trata-se de um processo cuidadoso e delicado, e por isso mesmo algumas obras podem levar meses e até anos para serem concluídas. A série “Verbos sem terminação”, por exemplo, que está em andamento desde 2013, até o momento só tem 5 obras prontas. Este desenho da série que está na galeria foi apresentado pela primeira vez na exposição EVENTO, individual realizada em 2013 no Paço Imperial e que é considerada pela artista uma de suas exposições mais importantes. Em 2015, o mesmo desenho foi apresentado em uma exposição na Oca, em SP.