Mercado de Arte – Tabela, Mercado e Preço.

 

Salve, Salve!

Mercado de Arte – Tabela, Mercado e Preço.

Os agentes do mercado de arte – Galerias, Escritórios de Arte, Casas de leilões – vão trabalhar de formas diferentes na composição de preço das obras que comercializam.

Então, vamos por partes: Primeiro, o mercado: existem o primário e o secundário e se você quer saber mais sobre eles tenho um vídeo dedicado ao tema, mas em linhas gerais o Mercado Primário se refere à primeira vez que uma obra é comercializada e o Secundário às demais vezes que uma obra é comercializada.

Segundo, Tabela: A tabela de preços se refere à artistas vivos e produzindo, as galerias que atuam com a representação do artista no mercado primário e o artista definem uma tabela de preços, que vai variar de acordo com a mídia (tela, escultura, vídeo, fotografia…), tamanho, posição atual da carreira do artista e etc… Uma vez definida essa tabela, é ela que vai guiar o preço da obra para todas as galerias que trabalham com o artista, assim sendo, trabalhos de uma mesma série de um mesmo período e de um mesmo tamanho terão preços semelhantes (claro, que cada obra é única e que as galerias terão obras diferentes de um mesmo período e série, por isso semelhantes, mas pode ser igual também, e geralmente é!). Essa tabela também vai guiar os preços das obras para as galerias que trabalham em mercado secundário.

Terceiro, Preço: Aqui eu vou falar de preço de leilão. Antes é preciso entender que o preço do leilão é um preço de OPORTUNIDADE, e por isso ele geralmente vai começar baixo, a ideia é atrair lances e criar uma disputa, então, a obra pode sair abaixo do preço de mercado ou acima se for uma obra com dois ou mais interessados. Os preços de leilão são públicos e na maioria das vezes a gente só toma conhecimento quando uma obra é muito disputada, sai bem acima do preço de mercado e vira notícia. Eu disse aqui em cima que geralmente o preço vai começar baixo, mas vários fatores podem influenciar o preço pelo qual uma obra vai a leilão, o artista está vivo? Por quanto o atual dono quer vender? Existe uma procura por esta obra especifica ou por outras dessa mesma série ou período? A que coleção essa obra pertenceu? De que exposições ela participou?

Enfim, existem uma série de variáveis que vão influenciar o preço nesses casos, mas eu espero que este vídeo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esse assunto e a gente se vê no próximo vídeo!
Obrigado por assistir e não esqueça de se inscrever aqui no canal e ligar as notificações para ser avisado toda vez que eu postar um vídeo novo e se você tem alguma pergunta ou sugestões de temas para novos vídeos escreva aí nos comentários.

O meu perfil no instagram é @galeriamurilocastro
Aqui no site na aba Registro você pode se inscrever na nossa newsletter e acompanhar as atividades da galeria.