2018: Pinta Miami Countries Section Brazil – Feira de Arte internacional de 12/06 to 12/09/2018

  • Sobre a feira

     

  • Projeto

    É por entre a familiaridade a estranheza, a atração e a repulsa, o apuro e a precariedade que a poética do artista paulista Vítor Mizael se movimenta. Mizael exibe um novo conjunto de pinturas, desenhos e objetos. Possui menos características de acervo e é menos permeável a uma suposta catalogação, dados bem evidentes em mostras e projetos anteriores. Movendo-se de modo intranquilo, ganindo, mexendo com rapidez suas asas ou em posições que incomodam o espectador, os animais domésticos e próximos representados pelo artista não param de inquietar quem os fita. Embora o traço caprichado a retratar pássaros diversos nas peças tridimensionais, algo escultóricas, seja evidente num dos agrupamentos da exposição, a paleta predominantemente neutra das telas e o suporte de tais desenhos _ compensados de madeira comuns no transporte de obras de arte mundo afora _ terminam por enfatizar um caráter serial e pouco subjetivo. Ao mesmo tempo, os membros ora ausentes ora prolongados de algumas das figuras não deixam de desdobrar elementos do que podemos considerar um expressionismo brasileiro _ lembremos dos peixes agigantados em escarlate de Goeldi, dos seres híbridos fantásticos de Grassmann e dos cavalos em queda de Jardim.

    Mario Gioia

     

    ————

    Somewhere between familiarity and strangeness, attraction and repulsion, refinement and precariousness, operates the São Paulo artist Vítor Mizael. Mizael now exhibits a new set of paintings, drawings and objects. It displays less characteristics of a collection and is less susceptible to a supposed cataloging; features that were quite evident in previous shows and projects. Moving in restless fashion, yelping, flapping their wings quickly or in positions that bother the spectator, the pet animals represented by the artist never stop disturbing those watching them. Although the refined trait in portraying various birds in the three dimensional, somewhat sculptural pieces is evident in one of the groupings of the exhibition, the predominantly neutral palette of the pictures,nand the support of these drawings – plywood commonly used in transporting artworks around the world – ends up emphasizing a serial and far from subjective character. At the same time, the now absent, now extended limbs of some of the figures relentlessly develop elements of that which we might consider a Brazilian expressionism – bringing to mind Goeldi’s gigantic scarlet fish, Grassmann’s fantastic hybrid beings and the falling garden horses.

     

    Mario Gioia

  • Imprensa

    Não disponível