Instalação Macia – Montagem

31-(1)A “Instalação Macia”, obra de Maria Lynch, já está sendo montada na Galeria Murilo Castro. Maria nasceu no Rio de Janeiro e com apenas 32 anos já é internacionalmente reconhecida por sua arte.

A mostra fica na galeria até o dia 27 de julho. Em agosto, Maria Lynch segue para Nova York, onde fará uma residência na Residency Unlimited. A instituição tem o objetivo de fomentar a criação e difusão da arte contemporânea, oferecendo uma experiência multifacetada. Em janeiro, a artista continua na cidade para estudar na New York Art Residency and Studios (NARS).

Lynch é formada pela Chelsea College of Art and Design, de Londres, onde concluiu pós-graduação e mestrado em 2008. Entre suas principais exposições estão, ‘The Jerwood Drawing Prize’ com itinerância por Londres e outras cidades da Inglaterra, em 2008. ‘Nova Arte Nova’ no CCBB, RJ e São Paulo, também em 2008. Em 2009, Maria foi a artista convidada para o ‘Salão Paranaense’, em Curitiba, e apresentou a performance ‘Incorporáveis’ no Oi Futuro e no SESC 24 Horas, Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Em 2010, foi convidada para a exposição coletiva ‘] entre [‘ na Galeria IBEU e foi contemplada com o Prêmio Marcantônio Vilaça, Funarte com exposição no MAC de Niterói. Em 2011 participou da 6º Bienal de Curitiba, VentoSul.

Em 2012 apresentou a instalação ‘Ocupação Macia’ no Paço Imperial (RJ) e realizou a performance ‘Incorporáveis’ no MAM (RJ). Foi convidada para fazer a residência artística na Bordalo Pinheiro, em Portugal e no mesmo ano a expor Barbican na exposição coletiva Creative Cities, nas Olimpíadas de Londres. Além destas, participou da exposição individual na galeria Marília Razuk em São Paulo.

Em 2013 fez exposição individual na Galeria Anita Schwartz e contemplada com a bolsa do Itamaraty para uma residência em Lima (2014).  Foi comissionada para fazer uma obra para a Fundação Getúlio Vargas, na nova sede do Flamengo. A artista tem obras em importantes coleções, como o Museu de Arte Contemporânea (Niterói), Centro Cultural Candido Mendes (RJ), Committee for Olympic Fine Arts 2012 (Londres), Coleção Gilberto Chateubriand (RJ), Ministério das Relações Exteriores – Palácio do Itamaraty (DF), Fundação Getúlio Vargas (RJ).